13 Mentiras e Mitos Sobre Dietas

13 Mentiras e Mitos Sobre Dietas

Confira 13 Mentiras e Mitos Sobre Dietas contadas para você, que podem estar prejudicando sua reeducação alimentar e sua saúde. Não adianta apenas seguir dietas prontas e conceitos inadequados para perder peso, é necessário conhecer e aprender sempre mais sobre nutrição e como o alimento interage no organismo.


13 Mentiras e Mitos Sobre Dietas


Mito 1 – Substituir Açúcar por Adoçante


Que o açúcar branco refinado faz mal para a saúde você já sabe, mas as pesquisas atuais mostram que o adoçante provoca uma compulção por comer carboidratos, além de conter aspartame, um componente químico causador do mal de Alzheimer. Mel e açúcar mascavo continuam sendo os substitutos mais adequados.


Mito 2 – Optar por Refrigerante ZERO ao Convencional


Nenhum refrigerante faz bem à saúde. Se você deseja ter bons hábitos alimentares e alcançar seus objetivos, o ideal é retirar essa bebida do cardápio definitivamente. Os refrigerantes Zero também contém um alta concentração de Aspartame.


Mito 3 – Dia Semanal do Lixo 


Não caia na armadilha de permanecer 6 dias com foco total na dieta e reservar 1 dia para comer tudo que não comeu nos dias anteriores, o estrago vai ser completo.


Mito 4 – Laxantes Ajudam a Emagrecer


Laxantes devem apenas ser usados em casos específicos de prisão de ventre e é apenas para isso que eles servem. A falsa sensação de emagrecimento pode ser causada pelo fator da perda de água ocasionada nesse processo e eliminação do peso intestinal.


Mito 5 – Carne Branca é Melhor que Carne Vermelha


Não existe carne melhor, existe apenas carne “menos pior”. Afinal, as carnes em geral causam uma intoxicação sanguínea e provocam uma série de doenças, não permitindo que o organismo se desintoxique e emagreça naturalmente. Não se deixe enganar pelo marketing da proteína, uma mesma quantidade de brócolis contém mais proteína que a carne.


Mito 6 – Sucos e Alimentos Light e Diet Não Engordam


Sempre que a indústria retira algum nutriente dos sucos ou alimentos, acaba acrescentando ou aumentando a quantidade de outro ingrediente. Então cuidado com essa ilusão e Light e Diet para não acabar engordando mais ainda.


Mito 7 – Leite e Derivados São a Melhor Fonte de Cálcio


O leite é considerado hoje o maior alergênico e mucogênico que existe. Se você acha que o Yogurt melhora a flora intestinal, saiba que o organismo reage tão bruscamente ao laticíneo que a reação imediata é causar uma diarréia para livra-se desse componente. Mas se você ainda consome em busca de uma quantidade ideal de cálcio, basta consumir uma pequena porção de gergelim, que é a maior fonte de cálcio que existe na natureza.


Mito 8 – Alimentação Ideal é de Três em Três Horas


Alimentação não é sinônimo de comer o dia inteiro. Quando utilizamos os alimentos da forma correta, não existe a possibilidade de ficar com fome de três em três horas. Você precisa comer quando está com fome, ajustar o organismo para determinadas horas e saber difrenciar “fome” de “vontade de comer”.


Mito 9 – Contar as Calorias dos Alimentos


As calorias são diferentes para cada tipo de alimento, existem calorias cheias e calorias vazias. Por exemplo, uma barrinha de chocolate contém a mesma quantidade de calorias que uma banana, mas não significa que os dois alimentos são iguais e agirão da mesma forma no organismo.


Mito 10 – Óleos Engordam


Óleos são essenciais para nosso organismo. Apenas tornam-se nocivos quando são esquentados. Então, prefira sempre os óleos extraídos à frio.


Mito 11 – Comer Carboidrato à Noite Engorda


Não engorda, é só não abusar. Se você comer de maneira regrada e sem excessos não existe o risco de ganhar peso, pode até contribuir para chegar ao peso desejado, basta dar preferência sempre aos carboidratos integrais.


Mito 12 – Jejum Prejudica a Dieta


Jejum é a forma mais rápida e eficiente de desintoxicar o organismo. Se você está com peso em excesso, está com alguma intoxicação no organismo. O jejum, quando praticado da forma correta, pode ser um auxiliador para uma saúde plena.


Mito 13 – Comer Menos Para Não Fazer Exercícios


Não existe essa possibilidade! Não importa o que você comeu ou deixou de comer, os exercícios são fundamentais para o organismo. Não podem ser encarados apenas como uma forma de perder peso, mas sim como garantia de saúde.