Benefícios da Chia Para Emagrecer

Benefícios da Chia Para Emagrecer

Você já deve ter se deparado com essa pequena semente que vem cada vez ganhando mais adeptos. Entenda porque a Semente de Chia vêm fazendo tanto sucesso e todos os benefícios que ela traz para sua saúde.


O que é e para que serve a Chia


A semente de Chia tem forma oval com aproximadamente 2 mm de comprimento. Pode ser encontrada em várias cores, acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas.

É considerada um alimento funcional e muito nutritivo por ser composta de elementos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Entre eles estão as proteínas, as fibras, o ômega 3, o cálcio e o  magnésio.

Um de seus principais atrativos, senão o maior é seu poder de absorver água e criar uma gelatina, o que acontece devido a grande proporção de fibras. Esse processo gera uma saciedade incrível para quem consome a semente da chia, por isso se torna cada vez mais interessante para quem deseja emagrecer e manter o peso.


corpo de 21


Benefícios da Chia Para Emagrecer


  1.  Causa saciedade prolongada e é uma excelente fonte de energia.
  2. Combate a inflamação, fortalece o sistema imunológico e revitaliza o organismo.
  3. Desintoxica, inibe a formação de radicais livres e o corpo e rejuvenesce.
  4. Controla a ansiedade, diminui a compulsão por comer fora de horário.
  5. O consumo regular evita a formação de gordura localizada.
  6. Combate a celulite, por possuir ação anti-inflamatória

Componentes da Chia


  1. Ômega 3: Rica em ômega 3, a semente de chia possui uma porcentagem muito maior do que pode ser encontrado por exemplo na linhaça e no salmão. Por ser um ácido graxo essencial, é benéfico para quem deseja diminuir o colesterol, normalizar a pressão arterial, além de possuir ação anti-inflamatória.
  2. Semente de Chia EmagreceCálcio: Mineral responsável pela construção e manutenção dos ossos, sua quantidade é de cinco vezes mais que a concentração do mineral encontrado no leite de vaca. Além de ajudar a queimar gordura no organismo.
  3. Magnésio: Considerado o segundo em importância no organismo humano, ficando apenas atrás do potássio, esse mineral atua diretamente no combate aos radicais livres, diminuindo assim o envelhecimento precoce.
  4. Proteínas: Importantes para a construção e reparação de órgãos e tecidos, a semente de chia é uma fonte de proteína completa.
  5. Fibras: Por conter uma alta concentração de fibras a chia auxilia muito no processo de emagrecimento e no transito intestinal.
  6. Antioxidantes: Os antioxidantes naturais presentes nessa semente ajudam a prevenir tanto doenças, como o envelhecimento precoce do organismo. É um alimento indispensável para quem deseja além de longevidade, saúde e bem-estar.

Como usar a Chia?


A semente de chia pode ser utilizada de inúmeras formas, pode ser encontrada em 3 formas diferentes: em grão, em farinha e em óleo.

Quando for utilizada na forma de semente, pode ser incluída em diversas receitas, pela capacidade que tem de se aproximar à um gel, podendo assim, dar “liga” em massas.

Por possuir o poder de absorção de 12 vezes o próprio peso em água, pode ser utilizada em saladas de frutas, sucos e vitaminas.

A farinha de Chia é utilizada na preparação de pães, massas e bolos, já a chia em forma de óleo é mais consumida em forma de cápsula como suplemento alimentar.


Principais Benefícios da Semente de Chia


  1. As sementes de chia possuem muitos nutrientes essenciais e alto poder de saciedade.
  2. Proporcionam muita energia, rejuvenescem o organismo e ajudam a perder peso.
  3. Reduzem a ansiedade e consequentemente a compulsão por comer.
  4. As sementes de chia são altamente digestivas e digeríveis, não precisando ser moídas para sua completa absorção pelo organismo.
  5. São convenientes e versáteis, podendo ser utilizadas de várias formas, adquiridas e estocadas facilmente.