Malefícios do Leite

Malefícios do Leite

Está impregnado em nossa cultura uma grande dependência por leite e seus derivados, mas você conhece os Malefícios do Leite? É muito difícil encontrar alimentos processados ou preparações prontas que não levem ao menos um ingrediente derivado do leite, e isso acaba prejudicando muito as opções diárias que precisamos fazer para a alimentação. O leite é considerado culturalmente um excelente alimento, fonte de cálcio e proteína. Mas será que é mesmo?






Paladar Viciado por Leite e Queijo


Os queijos contêm pequenas quantidades de morfina, uma droga comumente utilizada em pacientes para amenizar a dor. Além disso, o leite também contém uma proteína chamada caseína, que corresponde a 80% das proteínas presentes no leite, provocando um efeito de opióide.

Levando em consideração que o queijo é uma concentração imensa de leite, essas substâncias ficam mais concentradas. Não é por nada que esses alimentos viciam mesmo, e o sentimento de necessidade e dependência é real.

Desde crianças somos ensinados  sobre a importância de consumir leite e derivados para termos saúde, mas estudos vem demonstrando a cada dia a relação entre proteína animal e o desenvolvimento do câncer. Outro fato a ser considerado, é que o homem é o único ser que continua a beber leite após a fase da infância e o único a beber leite de outra espécie. 


O consumo do Leite e as Doenças


Muitas pesquisas são feitas a cada dia demonstrando os malefícios do leite para a saúde humana, são muitos os especialistas contrários ao consumo de lácteos, e esse número só vem aumentando. O leite animal pode estimular doenças coronárias, obesidades, diabetes, câncer de mama, próstata e cólon, doenças autoimunes, osteoporose, algumas doenças da retina e dos rins, diabetes tipo 1 em crianças predispostas, em que o pâncreas sofre uma destruição autoimune.

A proteína animal está associada à uma vasta lista de doenças, e demonstra ser uma fonte de nutrientes não apropriada para o ser humano. Nem mesmo o cálcio deve ser desculpa para o consumo de laticínios, afinal existem nos vegetais muitas fontes de cálcio para o homem, com níveis superiores ao do leite de vaca.


Exploração e Sofrimento Animal


Essa realidade da exploração animal é ignorada pela mídia e pelos consumidores de leite e seus derivados. A idéia de que os animais vivem felizes em suas fazendas cheias de natureza é uma idéia totalmente deturpada e irreal. Por trás desses inúmeros alimentos à base de leite, existe muito sofrimento e tristeza. 

Os animais vivem para produzir, vivem em lugares apertados e sujos. Quando ganham seus filhotes, apenas para começar o processo de lactação, são rápidamente separados. O filhotes são amarrados para não criarem músculos, e assim, serem mortos para o consumo da carne de vitela. Isso parece justo para você?

O leite é sim um alimento natural, nutritivo e benéfico, mas seu consumo é direcionado aos filhotes de cada animal. Nós não precisamos nos privar de tudo que é bom ao paladar, muitas opções saudáveis podem ser produzidas a partir do vegetais, como leites e queijos. 

Aprenda a dizer NÃO ao leite e SIM para sua saúde e também para a saúde dos animais!