O que é Treinamento CROSSFIT?

O que é Treinamento CROSSFIT

Muitas pessoas tem dúvidas quando ouvem o termo CROSSFIT. Afinal, o que é Treinamento CROSSFIT? Saiba tudo sobre essa modalidade de esporte e os benefícios que esse treino pode trazer para seu corpo.


O que é Treinamento CROSSFIT?


CrossFit é um programa de treinamento voltado para o ganho de condicionamento físico. Para sua realização utilizam-se exercícios funcionais de alta intensidade e constantemente variados. Exercícios funcionais são aqueles que tem alguma funcionalidade no seu dia a dia, desde atividades simples como carregar compras de supermercado  até atividades mais complexas como empurrar um carro quebrado.


Programa-de-emagrecimento-CORPO-DE-21


A CrossFit acredita que quanto maior a intensidade dos treinos maior serão os seus resultados, por isso todos os treinos de CrossFit são realizados em alta intensidade.  Os treinos são sempre o mais variados possível, ou seja, todo dia é realizado um treino diferente, a rotina no CrossFit passa longe.

CrossFit surgiu na década de 80 nos Estados Unidos com o treinador Greg Glassman. As forças armadas americanas logo começaram a usar o CrossFit para melhorar o condicionamento fisico de seus oficiais, pois assim eles poderiam salvar mais vidas ou salvar as próprias vidas. Mas foi apenas no ano 2000 que o CrossFit comecou a se popularizar. Isso aconteceu por que Glassman começou a postar seus treinos na internet.

A CrossFit  trabalha com as 10 capacidades físicas que o ser humano nasceu e é capaz de desenvolver. São eles: força, flexibilidade, resistência muscular, resistência cardio respiratória, potência, velocidade, agilidade, precisão, coordenação e equilibrio. Nos treinos é importante que você consiga desenvolver todas essas capacidades de forma igualitária.

O treinamento é diferente de uma  academia tradicional pelos tipos de movimentos, não são utilizados movimentos isolados para musculos específicos, os movimentos realizados são para o corpo inteiro. Não é usado um protocolo específico como nos treinos de musculação, os treinos variam a cada dia.

Os treinos normalmente tem duração de 1 hora e são divididos em aquecimento, parte técnica e o WOD (Workout of the day), ou seja, treino do dia.  A CrossFit utiliza basicamente exercícios de ginástica olímpica, levantamento de peso olímpico e exercícios cardio respiratórios como correr, pular corda, nadar e remar.

Fonte: www.crossfit2026.com