Qual Seu Somatotipo Corporal

Qual Seu Somatotipo Corporal

Ectomorfo, mesomorfo, endomorfo: Qual Seu Somatotipo Corporal? Aprenda como diferenciar seu tipo corporal, dieta e treino apropriados para cada tipo de organismo.


1. Ectomorfos


Os ectomorfos são pessoas que tem ombros, peito e quadril estreitos. Os braços e as pernas costumam ter pouco volume. Pelo seu metabolismo muito acelerado, têm grande dificuldade em ganhar peso, tanto massa magra como massa gorda.


Treino Para Ectomorfos


O treino com pesos não deve ser feito com muita frequência (ideal 3 sessões por semana) ou por muito tempo cada sessão. As cargas devem ser elevadas e os períodos de descanso entre as séries mais longos. As atividades aeróbicas devem ser pouco frequentes.


Dieta Para Ectomorfos


A dieta deve ser rica em proteína e você deve comer mais do que está acostumado. Um ectomorfo deve mentalizar-se de que vai ter de duplicar ou até mesmo triplicar a quantidade de calorias que ingere diariamente. Muitas vezes terá que comer sem vontade.

Algum tipo de suplementação sempre é indicado para aumentar mais ainda os resultados.


2. Mesomorfos


São todos aqueles que os demais gostariam de ser. Estes indivíduos apresentam uma estrutura atlética, com ombros largos e peito aberto, possuem corpos definidos por natureza. Tem tendência de ganhar massa muscular muito facilmente.


Treino Para Mesomorfos


O treino de força ou resistência pode ser feito com mais frequência e as sessões podem ser mais longas. Não deve descansar muito tempo entre as séries.


Dieta Para Mesomorfos


Se você é um mesomorfo, sua dieta pode ser elevada em calorias, se você for uma pessoa ativa. Porém, não é aconselhado a ingestão de tantos hidratos de carbono como os ectomorfos porque possuem um metabolismo mais lento.


Corpo-de-21-emagrece


3. Endomorfos


Se você é um endomorfo, quer dizer que possui um metabolismo muito lento e engordam com muita facilidade. É verdade que têm alguma facilidade em ganhar massa magra, mas a massa gorda também vem junto.

Devido à sua estrutura, existe dificuldade em exercícios que exijam uma grande capacidade de resistência, já as atividades que requerem força são as mais indicadas.


Treino Para Endomorfos


A maior preocupação de um endomorfo deve ser a perda de gordura. O treino de musculação deve ser sempre feito com o objectivo de acelerar o metabolismo e queimar gordura. Os pesos devem ser moderados a um ritmo rápido, de alta intensidade, evitar muito descanso entre as séries e exercícios.

O cardio deve ser feito regularmente, sendo que o ideal é o treino intervalado de alta intensidade (HIIT).


Dieta Para Endomorfos


Devem limitar a ingestão de calorias diárias, especialmente os carboidratos simples. Devem comer refeições pequenas, mas frequentes. Açúcares, pães, massas e refrigerantes devem ser eliminados. 

Como suplementação é indicado o uso de termogênicos para acelerar o metabolismo.